Oiie, meu povo e minha pova! (Ficou feio, eu admito…) estão bem? Eu estou e vou começar uma nova série de posts aqui sobre VIAGEM! Quem não gosta de viajar? De conhecer novos lugares e pessoas? De esquecer um pouco os problemas e se aventurar mundo afora? Acho que ninguém, né (ou quase ninguém). Então, como somos unanimidade aqui, eu decidi apresentar lugares legais para conhecer, uma vez por semana pelo menos. Vão ser lugares nacionais e internacionais, históricos, pontos de comércio barato ou então lugares baratos mesmo. O intuito será trazer coisas diferentes e ao mesmo tempo legais, algumas viagens não serão tão em conta, por isso terão lugares mais simplesinhos também. O que adiantaria eu chegar aqui e falar pra vocês que super vale a pena visitar Orlando se a maioria não tem condições de fazer uma viagem dessas agora? Nada, né. 

Viagem a Cordisburgo

Bom, vou deixar bem claro que não viajo muito, não conheço muitos lugares e os que conheço não são tão legais assim, portanto muitos dos lugares que eu apresentar aqui serão pontos em que eu gostaria de conhecer. Mas o de hoje (sim, hoje já terá um lugarzinho pra vocês conhecerem!) eu fui duas vezes, não foi bem uma viagem, na verdade foi uma excursão com a escola e eu já tinha prometido falar um pouco mais deste lugar. Então, alguém aí já ouviu falar de Cordisburgo?

É uma cidadezinha bem pequena e histórica que fica em Minas Gerais (eu não sei se já disse mas eu sou mineira), a 115km da capital, Belo Horizonte. Não tem muitos habitantes e a atividade econômica do lugar é o turismo local. Você deve estar pensando “mas yanca o que eu vou fazer num buraco desses?”, boa pergunta, nem eu sei o que fazer lá. Basicamente visitar o museu de Guimarães Rosa, almoçar no Restaurante Bar Sarapalha onde a comida é muito boa e de fogão a lenha (eu sei que o ponto fraco de muitos é o “bucho” Kk) e visitar a gruta de Maquiné. Ah, também tem o zoológico de pedras “Peter Lund”, que é uma praça com estátuas de animais que viviam na gruta e que tiveram fósseis seus encontrados lá por Peter Lund (veja aqui quem ele foi). Outra coisa interessante na cidade é a casa do escultor das estátuas do “zoológico”, pois ela foi construída no formato de um elefante. 

Museu em Cordisburgo casa de Guimarães Rosa
Museu Casa de Guimarães Rosa
Restaurante Bar Sarapalha em Cordisburgo de fogão a lenha
Restaurante Bar Sarapalha

Zoológico de pedras peter lund em Cordisburgo
Preguiça gigante do zoológico de pedras de Cordisburgo
Preguiça Gigante do zoológico de pedras
Casa elefante em Cordisburgo
Casa elefante em Cordisburgo
 

Mas, o bom mesmo é ir com muitos amigos, pra ter com quem conversar, zoar; podem passar a tarde tomando um sorvete porque lá é muito quente por ficar mais próximo do norte do estado (aconselho a irem pra ficar no máximo um dia). 

Foi bom quando eu fui, a farra começa já no ônibus quando se trata de excursão escolar né. Eu fui lá ano passado, mas não foi com a minha turma aí já não foi tão legal, e esse ano voltei, dessa vez com minha “cambada” e foi bom. 

A cidade é histórica por causa de Guimarães Rosa ter nascido lá e também devido a gruta. Sobre Guimarães eu já falei aqui, então vou me ater a gruta. 

Entrada da gruta de Maquiné
Entrada da Gruta de Maquiné

Interior da gruta de Maquiné Interior da gruta de Maquiné
interior da gruta de Maquiné
Fotos do interior da gruta

O nome é devido à seu descobridor Joaquim Maria Maquiné, um fazendeiro. É a maior da região e quando a visitamos não vemos nem um terço. É composta por salões enormes repletos de estalagmites e estalactites (veja aqui o que são). Um dos salões já foram usados para casamento e também na gravação de uma novela, Império, a tão famosa cena do diamante cor-de-rosa. 

Além disso, é possível fazer comprinhas na parte debaixo (fora da gruta no caso e também dentro, na entrada) mas as mercadorias são basicamente pedras. Pra quem gosta é bom, no entanto deveria ter mais opções na minha opinião. E claro que o preço também é um pouco salgado, da primeira vez paguei cinco reais em um chaveiro de pedra e na segunda nem cheguei perto do comércio porque já tenho muitas pedras compradas nas excursões escolares que fiz antes. 

Ah, lembrei aqui agora! A Globo marcou presença na cidade não só com a novela, mas também com uma visita do apresentador Luciano Huck, que gravou para seu programa Caldeirão do Huck (link para o programa). Se me lembro bem, ele ajudou uma orquestra da cidade, mas eu não cheguei a vê-la, pois ficamos passeando apenas em um quarteirão da cidade (pra não ter risco de ninguém sumir). 

Então é isso, minha experiência na cidade foi boa, a população é bem acolhedora (se você não estiver passando no passeio quando estiverem varrendo, pois se estiver, amigo, se prepare para levar uma vassourada 😂😂). Aconselho vocês a irem lá e conhecerem. Se alguém já tiver ido, conte nos comentários como foi. Beijos e até o próximo “Viaje”. 

Me encontre💜

Instagram

Deixe um comentário